Breve História da Santus Assessoria Imobiliária
A SANTUS Assessoria Imobiliária começou devido a uma necessidade de mercado e uma oportunidade reconhecida pelos sócios fundadores (Sandro Luis dos Santos, designer) e Alex dos Santos (Bacharel em Sistemas de Informação, Licenciado em História, pós-graduado em Negócios Internacionais) após anos de experiência em diversos ramos: bancos, indústrias, área de TI, telecomunicações e imobiliário.
Havia, e ainda há, uma lacuna entre a compra e a venda de um imóvel, sua regulamentação diante de órgãos públicos como prefeituras, registros de imóveis, tabelionatos, Receita Federal etc, e a concretização de um negócio imobiliário. Em 2010 um dos sócios trabalhava com documentação de imóveis para uma construtora e o outro na SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura Urbana, da Prefeitura Municipal de Joinville (SC)) e começaram a ouvir seus conhecidos reclamando da “Burocracia” que existe para averbar um imóvel, do tempo de espera em filas e da dificuldade de se entender a “qualificação registral” exigida para certos atos notariais ou registrais.
Diante dessa constatação e de muito relacionamento (networking) iniciaram o negócio a partir de suas próprias casas. Em menos de 3 meses começaram a surgir alguns clientes e a necessidade de se ter um escritório para atendê-los, uma linha fixa comercial, local de trabalho profissional, equipamentos etc. Então, em 06 de dezembro de 2010, iniciamos nossas atividades dentro do Centro Comercial Itinga, localizado na Rodovia SC 301, nº 7.355, bairro Itinga, sala 15, em Araquari (SC) onde à época já vislumbrávamos um crescimento visível na cidade e que fica a menos de 3 Km de onde moramos (em Joinville (SC)).
Em janeiro de 2011, o tabelionato da cidade que histórica e tradicionalmente era no centro, iniciou suas atividades dentro do mesmo centro comercial bem em frente a nossa sala e, inegavelmente, nos proporcionou diversificarmos nossos serviços para atende-lo e à comunidade que, até então, carecia fortemente destes serviços complementares (contratos particulares de compra e venda, de aluguel, procuração particular, ITCMD, encaminhamento de escrituras, notas promissórias, declaração de renda, de residência, de estado civil entre outros). Isso nos forçou a estudar e aprender muito mais, e ainda temos muito para aprender.
Em 2012 inauguramos o primeiro correspondente transacional CAIXA AQUI (para pagamentos, recebimentos etc) e iniciamos nossas atividades como correspondente negocial (financiamento imobiliário). Hoje, conseguimos assessorar nossos clientes construtores, por exemplo, desde a compra de um terreno (escritura), na regularização da obra (averbação da obra, incorporação imobiliária, instituição de condomínio), no financiamento para que outras pessoas comprem seus imóveis (apartamentos, geminados), e no registro do contrato da instituição financeira nos registros de imóveis competentes, fazendo com que o cliente tenha sua escritura registrada e nosso cliente construtor, receba seu dinheiro com rapidez e segurança jurídica.
Falta-nos apenas, em todo o ciclo, vendermos o imóvel, algo que já está em nosso planejamento estratégico para os próximos anos!
Uma curiosidade interessante: nosso primeiro cliente oficial de instituição de condomínio em dezembro de 2010, quando iniciamos nossas atividades, foi o Sr. Thiago Espíndola, de quem também nos tornamos clientes na idealização e desenvolvimento deste site.